
06 de outubro de 2009 | 16h53
Pelo menos nove pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas nesta terça-feira, 6, devido à explosão de um carro-bomba em um mercado popular em uma localidade ao sul de Falluja, 50 quilômetros ao oeste de Bagdá, disseram fontes da Polícia.
O carro-bomba explodiu na entrada de um mercado em Ameriya, cerca de sete quilômetros ao sul de Falluja, na província de Al-Anbar. Segundo as fontes, há pessoas com ferimentos de diversas gravidades e várias ambulâncias foram ao local da explosão para levá-los a hospitais próximos. A explosão causou também o incêndio de vários carros particulares e danos materiais em lojas próximas.
No passado, a província de Al-Anbar foi um dos principais redutos da rede terrorista Al Qaeda no Iraque. Na área, surgiram em 2007 os Conselhos de Salvação - milícias tribais sunitas - para fazer frente à Al Qaeda e apoiar a luta do Exército dos EUA e do Iraque.
Também nesta terça, o chefe de um Conselho de Salvação ficou ferido em uma tentativa de assassinato na província de Diyala, disse uma fonte do Ministério do Interior.
O líder tribal, identificado como Omar al-Farouk, ficou ferido devido à explosão de uma bomba em seu carro, quando dirigia pela área de Al-Amin, cerca de quatro quilômetros ao norte de Baquba, capital de Diyala.
A mesma fonte informou sobre a morte de um soldado iraquiano devido à explosão de uma bomba perto de um posto de controle do Exército em Bagdá, que também deixou quatro feridos - dois militares e dois civis.
Além disso, as forças de segurança encontraram os cadáveres de três oficiais da Polícia, sequestrados em 2007, na zona de Al-Sharqat, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.
Encontrou algum erro? Entre em contato