Khalil Hamra/AP
Khalil Hamra/AP

Fatah e Hamas se reúnem em Gaza pela primeira vez em 2 anos

Facções palestinas romperam em 2007; Netanyahu diz que negociações serão retomadas em algumas semanas

Efe,

04 de fevereiro de 2010 | 17h14

O chefe de Relações Internacionais do Fatah, Nabil Shaath, se reuniu hoje com o chefe do governo do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, depois de ter sido ontem o primeiro dirigente de seu movimento a entrar no território desde junho de 2007.

Veja também:

link Netanyahu prevê volta de diálogo com palestinos

linkIsrael ameaça derrubar governo da Síria em caso de guerra

Haniyeh recebeu Shaath em sua casa no campo de refugiados de Shati, em Gaza, junto a membros dos dois movimentos residentes na Faixa.

O dirigente do Fatah, movimento nacionalista que liderado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, visitou antes na mesma cidade a Universidade Al-Azhar, onde se reuniu com professores e alunos, e a casa do histórico líder palestino Yasser Arafat, morto em 2004.

Saath foi ontem o primeiro dirigente do Fatah a entrar na Faixa de Gaza desde que o Hamas, vencedor das eleições locais de 2006, assumiu o controle do território em junho de 2007 após expulsar as forças leais a Abbas.

"Me sinto feliz, satisfeito e com muita saudade desta terra. Mas sou muito otimista e espero deixar Gaza ainda com mais otimismo", declarou Shaath à Agência Efe.

Hamas e Fatah negociam, sem sucesso e com mediação egípcia, sua reconciliação há quase dois anos.

Tudo o que sabemos sobre:
FatahHamasOriente Médio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.