
23 de agosto de 2011 | 07h36
TRÍPOLI - O filho de Muamar Kadafi, tido como capturado segundo informações anteriores, fez uma aparição surpresa diante de simpatizantes durante a noite em Trípoli, pedindo aos legalistas para combater e afastar os rebeldes que alegam ter controle de maior parte da capital líbia.
Veja também:
RADAR GLOBAL: Acompanhe ao vivo
PERFIL: Excêntrico e nacionalista, Kadafi chegou ao poder em 1969
VÍDEO: Líbios vão às ruas para celebrar queda de Trípoli
ESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia
VISÃO GLOBAL: A insustentável situação de Kadafi
Saif al-Islam, visto como o sucessor escolhido de seu pai, visitou o hotel em Trípoli onde jornalistas estrangeiros estão hospedados para declarar que o governo estava derrotando seus opositores.
Ele levou os jornalistas ao bastião de Bab al-Aziziya de seu pai, no centro de Trípoli, na manhã desta terça-feira. Saif sorriu, acenou, e cumprimentou simpatizantes, e acenou sinais de vitória.
"Quebramos as costas dos rebeldes. Era uma armadilha. Demos a eles um momento difícil, então estamos vencendo", afirmou.
"Preparem-se para lutar hoje", disse Saif a simpatizantes que aguardavam para receber armas. "Inshallah (se Deus quiser), atacaremos os ratos hoje."
A detenção de Saif havia sido divulgada por ambos os rebeldes e o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, e seu ressurgimento levanta questões sobre a credibilidade dos rebeldes.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.