Foguetes de Gaza atingem cidade de Israel citada por Obama

Dois foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza caíram nesta quinta-feira em uma cidade de fronteira no sul de Israel que foi citada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em discurso na chegada ao Estado judeu no dia anterior.

Reuters

21 de março de 2013 | 07h49

A polícia disse que não houve vítimas, mas ocorreram alguns danos causados pelo ataque a Sderot, perto da fronteira com Gaza.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, na segunda vez que foguetes lançados de Gaza atingiram Israel desde uma trégua que terminou com uma guerra de oito dias entre as fronteiras, em novembro.

Quando era candidato presidencial em 2008, Obama esteve em Sderot, visitando moradores e uma exposição de restos de foguetes lançados em frequentes ataques por militantes baseados em Gaza.

"Eu estive em Sderot, e me encontrei com crianças que simplesmente querem crescer sem medo. Chagando aqui hoje, eu vi de novo como a segurança de Israel pode ser medida em meros quilômetros e minutos", disse Obama em uma entrevista coletiva, em Jerusalém, na quarta-feira.

Obama faz uma visita de três dias a Israel, Cisjordânia e Jordânia. Ele não vai viajar para Gaza, que é governada pelo Hamas, um grupo que prega a destruição de Israel.

O presidente estava em Jerusalém, a cerca de 80 quilômetros de Sderot, quando os foguetes atingiram o vilarejo, algumas horas antes de sua visita à cidade de Ramallah, na Cisjordânia, para conversar com o presidente palestino Mahmoud Abbas, rival do Hamas e apoiado pelo Ocidente.

"Nós condenamos a violência contra civis, independentemente da sua origem, incluindo lançamento de foguetes", disse Abbas, segundo a agência de notícias palestina oficial Wafa.

"Somos a favor de manter a calma mútua e abrangente em Gaza", acrescentou.

No aeroporto de Tel Aviv, na quarta-feira, Obama inspecionou a bateria antimíssil Domo de Ferro, um sistema parcialmente financiado pelos EUA que tem sido usado para derrubar foguetes disparados a partir da Faixa de Gaza contra Israel.

(Reportagem de Ori Lewis)

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDFOGUETEGAZACIDADEOBAMA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.