Forças iraquianas recuperam territórios do Estado Islâmico a leste de Ramadi

Forças iraquianas recuperaram territórios de militantes do Estado Islâmico no oeste do Iraque neste domingo, avançando em direção à cidade de Ramadi, uma semana depois de a região ser dominada pelos insurgentes.

REUTERS

24 de maio de 2015 | 10h38

Uma autoridade policial e um combatente tribal sunita pró-governo na área disseram que eles haviam retomado a cidade de Husaiba al-Sharqiya, cerca de dez quilômetros a leste de Ramadi, com a ajuda de grupos paramilitares xiitas.

Milícias xiitas, forças de segurança iraquianas e combatentes tribais sunitas pró-governo lançaram uma ofensiva no sábado contra os insurgentes, que têm avançado para o leste para uma base militar chave após tomarem o controle de Ramadi.

"Hoje recuperamos o controle sobre Husaiba e estamos planejando fazer mais avanços para forçar o recuo de militantes Daesh ainda mais", disse o líder tribal local Amir al-Fahdawi, usando um acrônimo em árabe para o Estado Islâmico.

"O moral dos combatentes está em alta após a chegada de reforços e cargas de munição".

Aviões estavam bombardeando as posições do Estado Islâmico na margem oposta do rio Eufrates, onde os militantes usavam morteiros e franco-atiradores para impedir o avanço das forças pró-governo, disseram Fahdawi e a autoridade policial.

Tudo o que sabemos sobre:
IRAQUEEIRAMADI*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.