Forças sírias expulsam Estado Islâmico da cidade de Al Mayadin

Cidade era um dos últimos redutos do Estado Islâmico no país; exército sírio chegou à cidade na quinta

O Estado de S.Paulo

14 Outubro 2017 | 10h17

DAMASCO - As forças do regime sirio "recuperaram o controle" da cidade de Mayadin, um dos últimos bastiões do Estado Islámico (EI) na Síria, anunciou a agência oficial do país, Sana.

Na quinta-feira, 12 de outubro, com a ajuda de bombardeiros rusos, as forças do regime chegaram na região e tomaram quatro bairros e obrigaram os membros do EI a retroceder para o rio Éufrates, na fronteira com a província de Deir Ezzor.

+Em discurso duro, Trump retira aval a acordo nuclear com o Irã e ameaça ruptura

 

"Unidades de forças armadas (...) recuperaram o controle da cidade de Al Mayadin em Deir Ezzor ", de acordo com a Sana, que cita uma fonte militar."Um grande  número de terroristas morreram", esclarece a agência oficial.

"Nossas unidades estão perseguindo aqueles que permanecem e fugiram (...) enquanto outras unidades removem as minas e os explosivos colocados pelos terroristas nas ruas e praças da cidade", relata a televisão pública síria. Os membros da EI são alvo de duas ofensivas separadas na província rica em petróleo de Deir Ezzor e na fronteira com o Iraque. Por um lado, as forças do regime estão progredindo rapidamente do oeste para o Eufrates graças ao apoio da aviação russa e, por outro lado, uma aliança de combatentes curdos e árabes apoiados pelos Estados Unidos lutando no lado leste do rio. /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.