Grã-Bretanha enviará avião fretado à Líbia e fragata para região

A Grã-Bretanha informou na terça-feira que planeja enviar um avião fretado à Líbia para buscar cidadãos britânicos e uma fragata da Marinha Real para as águas próximas à Líbia para o caso de necessidade de ajudar os britânicos.

REUTERS

22 de fevereiro de 2011 | 14h36

"Estamos trabalhando junto com as companhias aéreas para ajudar o máximo de cidadãos britânicos que for possível a sair da Líbia...estamos fazendo os arranjos para que um avião fretado voe para a Líbia nas próximas 48 horas", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague, a jornalistas.

"Buscamos com urgência autorizações de pouso por parte do governo líbio e, para apoiar isso, enviaremos uma equipe de organização rápida...para ajudar os cidadãos britânicos", afirmou ele.

Ele disse que a fragata HMS Cumberland seria enviada do leste do Mediterrâneo para águas internacionais próximas à Líbia, para o caso de necessidade de auxiliar os cidadãos britânicos.

Hague também disse que há "muitas indicações do colapso da estrutura do Estado de diversas formas na Líbia".

"A renúncia de tantos embaixadores e diplomatas e os relatos de ministros mudando de lado dentro da Líbia mostram que o sistema está numa crise muito séria", afirmou ele.

(Reportagem de Stefano Ambrogi)

Tudo o que sabemos sobre:
LIBIAGRABRETANHAAVIAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.