Hillary vai se reunir com Abbas e Netanyahu no Oriente Médio

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, quando visitar o Oriente Médio neste fim de semana, disse uma autoridade dos Estados Unidos.

REUTERS

29 de outubro de 2009 | 14h44

"Ela terá encontros na região este fim de semana com o presidente Abbas e o primeiro-ministro Netanyahu", disse a repórteres o porta-voz do Departamento de Estado P.J. Crowley, durante viagem ao Paquistão na quinta-feira.

"A data específica e o local ainda estão sendo estudados", acrescentou.

Essa será a segunda visita de Hillary à região desde que o presidente Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro. O enviado dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, tem conversado constantemente com líderes israelenses e palestinos.

Apesar de Obama dar prioridade em sua política externa para a resolução do conflito no Oriente Médio, Israel tem rejeitado pedidos de Washington para um congelamento na construção de assentamentos em territórios palestinos ocupados, enquanto países árabes não atenderam apelos de aproximação ao Estado judeu.

Muito a contra-gosto Netanyahu vem cedendo à pressão dos EUA para negociar a criação de um Estado palestino, mas somente se esse Estado for desmilitarizado e se os palestinos reconhecerem Israel como um Estado judeu.

"A reunião (de Hillary Clinton) será construída no trabalho intenso em que a administração está envolvida com ambos os lados desde o encontro trilateral no mês passado", afirmou comunicado de Crowley.

"Como o presidente Obama diz, a administração está comprometida com uma paz completa, incluindo uma solução de dois Estados".

(Reportagem de Andy Quinn)

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDHILLARYREUNE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.