Homem-bomba mata 10 espectadores em jogo afegão de polo com cabra

Um homem-bomba explodiu a si mesmo durante um tradicional jogo afegão de buzkashi, uma partida de polo a cavalo realizada com uma cabra morta, matando pelo menos 10 espectadores na província de Kunduz, no norte do país, nesta quarta-feira, disse o gabinete do governador local.

Reuters

13 de março de 2013 | 15h06

Entre os mortos estava o chefe da polícia do distrito, que é irmão do presidente da Câmara afegã, Abdul Rauf Ibrahimi, disse um porta-voz do governo de Kunduz. Outros dois familiares também morreram.

Ao menos 10 pessoas ficaram feridas quando o agressor, que estava no meio da multidão, detonou os explosivos que trazia atados ao corpo durante o jogo que estava sendo assistindo por 3.000 pessoas, disse o porta-voz.

Por anos depois que o Taliban foi derrubado em 2001, o norte do Afeganistão ficou em grande parte livre da violência insurgente, mas a segurança vem deteriorando ao longo dos últimos dois anos.

Dez autoridades, incluindo o chefe local antiterrorismo, morreram em um ataque suicida em Kunduz no final de janeiro.

Buzkashi, ou "agarrando a cabra", é o esporte nacional do Afeganistão, e envolve duas equipes que tentam acumular pontos lançando a carcaça de uma cabra sem cabeça para a área de pontos.

(Reportagem de Mirwais Harooni)

Tudo o que sabemos sobre:
AFEGANISTAOMORTES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.