Kremlin/Efe
Kremlin/Efe

Informes da CIA sobre o Irã são 'inquietantes', diz Medvedev

Segundo diretor da agência, Teerã tem capacidade para fazer duas bombas atômicas

estadão.com.br,

27 de junho de 2010 | 19h25

TORONTO- As informações da CIA sobre a capacidade do Irã de fabricar bombas nucleares são "inquietantes", disse neste domingo, 28, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, segundo a agência de notícias AFP.

 

Veja também:

linkIrã já tem urânio suficente para 2 bombas, diz diretor da CIA

lista Veja as sanções aplicadas ao Irã

especialEspecial: O programa nuclear do Irã

"Essas informações devem ser verificadas, mas são sempre inquietantes, mais ainda quando a comunidade internacional não reconhece que o programa nuclear iraniano seja transparente", disse Medvedev imprensa à margem da cúpula dos líderes do G-20, em Toronto.

 

O diretor da CIA, Leon Panetta,afirmou em uma entrevista transmitida neste domingo pela TV americana que acredita que o Irã já tem urânio enriquecido em quantidade suficiente para fazer duas bombas atômicas.

 

Segundo afirmou Panetta na entrevista ao programa This Week, da rede ABC, o Irã poderia ser capaz de ter um sistema de armamentos nucleares estabelecido em 2012.

 

O diretor da CIA afirmou que o país levaria um ano para enriquecer totalmente o urânio para as bombas e outro ano para viabilizar seu sistema de lançamentos.

 

O governo iraniano está sob intensa pressão internacional por causa de seu programa nuclear, mas nega as acusações de que estaria desenvolvendo armas atômicas.

 

No dia 10 de junho, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma nova rodada de sanções militares e financeiras contra o Irã para pressionar pelo abandono do programa nuclear.

 

O Congresso americano também aprovou na semana passada um duro pacote de novas sanções financeiras e energéticas contra o Irã.

 

Com informações da BBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.