Inspetores da ONU visitam nova usina nuclear no Irã

Instalação recém descorta elevou temores de que regime islâmico planeje produzir uma bomba atômica

REUTERS

25 de outubro de 2009 | 12h30

Uma equipe da agência nuclear da ONU inspecionou neste domingo uma usina de enriquecimento de urânio recém-descoberta no Irã, disse a agência de notícias iraniana Mehr.

"Os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que chegaram ao Irã no domingo visitaram a instalação no centro do país. Espera-se que eles visitem o local outra vez", disse a Mehr, sem revelar a fonte da informação.

O governo iraniano admitiu a existência dessa nova usina, construída a 160 Km de Teerã, em setembro, aumentando os temores ocidentais de que a República Islâmica estaria usando o programa nuclear para desenvolver bombas, acusação que é negada pelo governo de Teerã.

O Irã garante que vai usar a energia nuclear apenas para fins pacíficos, e concordou em abrir a nova usina para monitoramento em uma negociação em Genebra com Estados Unidos, Alemanha, França, Rússia, China e Grã-Bretanha no dia 1o de outubro.

Diplomatas e analistas ocidentais dizem que a capacidade da nova instalação parece muito pequena para alimentar uma usina nuclear, mas suficiente para gerar material de fissão para uma ou duas bombas nucleares por ano.

A equipe de quatro inspetores da AIEA é liderada por Herman Nackaerts, que comanda a região do Oriente-Médio.

Ele se recusou a falar com repórteres em Viena antes de entrar em seu vôo para Teerã. Os inspetores devem permanecer no Irã vários dias.

(Reportagem de Hossein Jaseb)

Tudo o que sabemos sobre:
IRAVISITAUSINA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.