
08 de dezembro de 2009 | 14h14
O Irã acusou a Arábia Saudita nesta terça-feira, 8, de entregar aos EUA um cientista nuclear iraniano desaparecido desde junho, informou a agência semi-oficial Mehr.
Veja também:
Especial: O programa nuclear do Irã
Especial: As armas e ambições das potências
Shahram Amiri, um pesquisador universitário que trabalhava para a Organização de Energia Atômica do Irã, desapareceu durante uma peregrinação à Arábia Saudita em junho. Alguns meios de comunicação dizem que ele queria asilo em outro país.
"Riyadh entregou o cientista nuclear do Irã aos EUA", disse o ministro iraniano do Exterior, Ramin Mehmanparast. "Ele está sendo mantido com mais dez iranianos", completou o funcionário do governo de Mahmoud Ahmadinejad. Washington negou envolvimento com o desaparecimento de Amiri.
Teerã originalmente desmentiu o envolvimento de Amiri com o programa nuclear iraniano, que os EUA suspeitam ter fins bélicos e não pacíficos, como alega o Irã.
O cientista desapareceu mais de três meses antes de o Irã revelar a existência de uma segunda usina de enriquecimento de urânio, próxima à cidade sagrada de Qom e embaixo de uma montanha. O complexo foi mantido em segredo até setembro.
Em 2007, o chefe da Polícia iraniana acusou o Ocidente de estar por trás do sequestro do ex-ministro de Defesa Ali Reza Asgari, desaparecido na Turquia. Na época, jornais turcos diziam que Asgari tinha informações sobre o programa nuclear iraniano.
Tensões
O Irã rejeitou o acordo proposto pelos membros do Conselho de Segurança da ONU - França, EUA, China, Rússia, Reino Unido - e da Alemanha de enviar urânio ao exterior e recebê-lo de volta enriquecido a níveis seguros para produção de energia elétrica.
No final de novembro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou uma resolução condenando o Irã por não cooperar com as investigações sobre o programa nuclear. Em resposta, a República Islâmica anunciou que construiria mais dez usinas de enriquecimento de urânio, aumentando os temores do Ocidente de que o programa nuclear tem fins bélicos.
Encontrou algum erro? Entre em contato