Irã anuncia disposição em conversar com AIEA e potências nucleares

Carta manifesta disposição total do Irã en negociar com grupo de Viena sobre impasse

Efe

26 de julho de 2010 | 12h34

VIENA  - O representante iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ali Asghar Soltanieh, afirma que seu país respondeu hoje ao Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia, França e AIEA) e anunciou sua disposição de dialogar sobre a troca de combustível nuclear.  A agência confirmou o recebimento da carta.

Veja também:

link UE anuncia novas sanções ao Irã

Segundo a agência iraniana "Fars", Soltanieh diz que o Irã entregou sua resposta em carta ao diretor da AIEA, Yukia Amano, em resposta à do Grupo de Viena.

Soltanieh declarou que a carta "tem como principal mensagem a disposição total do Irã para seguir com as negociações sobre a troca de combustível nuclear para abastecer o reator científico de Teerã".

"O diretor da AIEA afirmou que refletiria imediatamente sobre o conteúdo da carta para EUA, França e Rússia", acrescentou Soltanieh.

O Grupo de Viena rejeitou o acordo fechado por Irã, Brasil e Turquia em maio segundo o qual os iranianos enviariam 1.200 quilos de urânio à Turquia para receber em até um ano 120 quilos de combustível nuclear entregues pelo grupo.

O acordo foi recusado em junho pelo Grupo de Viena sob a alegação de que as reservas de urânio enriquecido no Irã já passam dos 1.200 quilos.

Especiais:

lista Veja as sanções já aplicadas contra o Irã

especial O programa nuclear do Irã

Tudo o que sabemos sobre:
AIEAIrãGrupo de Vienaimpasse nuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.