Irã anuncia exercícios militares no Estreito de Ormuz

O Irã anunciou nesta sexta-feira que tem planos para realizar exercícios navais no Estreito de Ormuz no próximo mês, no mais recente de uma série de gestos de provocação realizados na mais importante via de transporte de petróleo do mundo, e no momento em que novas sanções ameaçam as exportações iranianas.

REUTERS

06 de janeiro de 2012 | 10h07

O contra-almirante Ali Fadavi, comandante naval da Guarda Revolucionária Iraniana, disse que as manobras no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz em fevereiro seriam diferentes dos exercícios anteriores, mas não deu maiores detalhes, segundo comentários divulgados pela agência semioficial de notícias Fars.

"Hoje a República Islâmica do Irã tem o domínio total da região e controla todos os movimentos dentro dela", afirmou.

O Irã realizou um exercício de 10 dias que terminou na segunda-feira no estreito, que é a principal rota de exportação do petróleo do Oriente Médio.

Autoridades iranianas ameaçaram nas últimas semanas bloquear o Estreito de Ormuz se novas sanções prejudicarem as exportações de petróleo iranianas, e disseram nesta nesta semana que poderiam tomar medidas se um porta-aviões norte-americano passar pela região.

(Reportagem de Hashem Kalantari)

Tudo o que sabemos sobre:
IRAORMUZ*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.