Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Irã apresentará propostas por programa nuclear na quarta-feira

Prazo dado por Obama se esgotava no fim do mês; cooperação com potências deve estar entre os termos

Reuters,

08 de setembro de 2009 | 13h07

O governo iraniano anunciou nesta terça-feira, 8, que apresentará na próxima quarta-feira, 9, um pacote de propostas aos EUA, Alemanha, França, China, Rússia e Reino Unido sobre a resolução do impasse em torno de seu programa nuclear e outros "desafios".

 

Veja também:

lista Conheça os números do poderio militar do Irã

lista Altos e baixos da relação entre Irã e EUA

especialEspecial: O histórico de tensões do Irã

especialEspecial: O programa nuclear do Irã

especialEspecial: As armas e ambições das potências

 

"Ainda nesta semana, amanhã, as propostas serão anunciadas", disse o ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki. Segundo fontes iranianas haviam informado na semana passada, a cooperação nuclear deve ser um dos termos apresentados aos países que negociam com o Irã.

 

O presidente americano, Barack Obama, havia dado ao Irã um prazo que se esgotaria no final de setembro para aceitar uma oferta das potências para discutir benefícios comerciais caso Teerã deixasse de lado o enriquecimento nuclear. Do contrário, o país enfrentaria restrições ainda mais severas.

 

Na segunda-feira, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, havia afirmado que seu país não suspenderia o enriquecimento de urânio nem negociaria seus direitos nucleares, mas se disse disposto a conversar com as potências mundiais sobre os "desafios globais". Para Ahmadinejad, o direito do Irã em enriquecer urânio é inegociável.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.