
23 de outubro de 2009 | 15h22
O Irã afirmou nesta sexta-feira, 23, que vê o acordo de Viena de forma favorável, porém responderá somente no meio da semana que vem. O prazo final de resposta para a proposta era essa sexta.
Veja também:
Potências ocidentais aceitam acordo sobre urânio iraniano
Especial: O programa nuclear do Irã
"O Irã disse hoje ao diretor-geral da AIEA (Mohamed ElBaradei) que está estudando profundamente a proposta, de forma positiva, mas precisa de tempo, até meados da próxima semana para ter uma resposta", informou a AIEA em comunicado.
"O diretor-geral espera que a resposta iraniana ser igualmente positiva, já que a aprovação do acordo significará uma nova era de cooperação", informou a agência.
O acordo proposto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) prevê o envio da maior parte do urânio iraniano para o exterior, onde seria enriquecido em níveis mais altos e posteriormente voltaria para o país de origem.
Não há indicações de uma rejeição definitiva do acordo alcançado na quarta-feira por negociadores do Irã, Estados Unidos, França e Rússia. A AIEA deu a todas as partes o prazo final desta sexta-feira para que assinassem formalmente o acordo.
Negociadores iranianos deixaram a reunião em Viena expressando satisfação com o acordo.
Nesta sexta-feira, porém, os meios de comunicação estatais iranianos citaram um funcionário não identificado - que afirma ser próximo do grupo de negociadores em Viena - afirmando que Teerã estava esperando uma resposta para sua proposta. Não se sabe exatamente o que o Irã propôs.
"Esperamos uma resposta positiva e construtiva sobre a proposta do Irã a respeito do fornecimento de combustível nuclear para o reator em Teerã", disse o funcionário, segundo a imprensa estatal. Ele deu a entender que agora o Irã quer comprar urânio enriquecido de um terceiro país para suas necessidade energéticas, em vez de enviar para o exterior a maior parte de seu urânio para ser processado e reenviado para o Irã, como previa o acordo com a AIEA.
Encontrou algum erro? Entre em contato