Irã deve apresentar avanço em programa nuclear, segundo jornal

O Irã vai apresentar um novo avanço em seu programa nuclear nos próximos meses, segundo o chefe da Organização da Energia Atómica do país, em um comentário que pode desafiar as novas sanções da ONU.

REUTERS

12 de junho de 2010 | 10h46

"Nos próximos meses, o Irã vai anunciar uma nova conquista nuclear em relação à produção de combustível para o reator de pesquisas de Teerã", disse Ali Akbar Salehi, de acordo com a edição deste sábado do jornal Resalat. Ele não forneceu mais detalhes.

O mais recente avanço do Irã foi anunciado em fevereiro, quando o país começou a enriquecer urânio a 20 por cento --alegando que produziria combustível para o reator de Teerã, que produz isótopos para tratamento de câncer.

Na ocasião, as preocupações do mundo ocidental aumentaram, considerando que o Irã estaria mais próximo do refino de urânio ao nível necessário para produzir armas nucleares.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que há razões para suspeitar que o Irã esteja ativamente perseguindo a capacidade para produção de armas nucleares. Uma vez que o nível de 20 por cento de pureza foi alcançado, o próximo passo para os 90 por cento necessários para uma ogiva é muito menos oneroso, segundo a AIEA.

Tudo o que sabemos sobre:
IRAPROGRAMANUCLEAR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.