Irã diz que cooperação nuclear é parte de propostas a potências

O Irã vai em breve apresentar às potências mundiais um pacote "abrangente" sobre questões que incluem cooperação nuclear e econômica e preocupações com a proliferação de armas atômicas, disse uma autoridade no sábado.

REUTERS

05 de setembro de 2009 | 11h09

Segundo a rádio estatal, Ali Asghar Soltanieh, enviado do Irã à Agência Internacional de Energia Atômica da ONU, disse que o pacote será entregue na próxima semana.

O presidente dos EUA, Barack Obama, deu ao país islâmico um prazo até o final de setembro para aceitar uma oferta de seis potências para negociação sobre benefícios comerciais se o Irã desistir do enriquecimento nuclear, ou o país enfrentará sanções mais duras.

As seis potências -- EUA, Rússia, Grã-Bretanha, China, França e Alemanha -- pressionaram Teerã na quarta-feira para se reunir com eles antes de uma sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas de 23 a 25 de setembro.

O Ocidente suspeita que o Irã tenta construir bombas nucleares enquanto o país afirma que seu programa é para geração pacífica de energia.

"Esse é um pacote abrangente sobre nossos acordos com outros países sobre problemas internacionais e regionais, incluindo cooperação econômica e nuclear e preocupações comuns sobre a falta de avanços em desarmamento, assim como questões de segurança", disse Soltanieh.

"Questões relacionadas ao uso de energia nuclear e preocupações com a proliferação de armas nucleares...estão inclusas nesse pacote completo e haverá negociações abrangentes".

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDCOOPERACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.