Irã e potências chegam a acordo em questões pendentes, diz TV estatal iraniana

As negociações do Irã com a União Europeia resultaram num entendimento sobre as questões práticas pendentes para a implementação de um acordo nuclear, informou a TV estatal iraniana nesta sexta-feira.

Reuters

10 de janeiro de 2014 | 16h09

Mas a implementação do acordo fechado em Genebra em novembro só vai acontecer após consultas dos delegados negociadores junto a seus respectivos governos. As seis potências envolvidas nas negociações com o Irã foram representadas nesta sexta-feira pela UE.

"Todas as questões políticas e técnicas foram resolvidas, mas a decisão final será tomada pelas respectivas capitais", disse o vice-chanceler iraniano, Abbas Araqchi, após dois dias de negociação com a representante da UE, Helga Schmid, em Genebra.

O acordo de Genebra foi alcançado para impedir avanços nucleares do Irã por seis meses enquanto se busca um entendimento definitivo sobre a questão nuclear iraniana.

Sob o acordo, o Irã vai limitar as atividades atômicas em troca de algum alívio nas sanções internacionais que atingiram a economia do país produtor de petróleo.

O Irã afirma que seu programa nuclear é inteiramente pacífico, mas o Ocidente suspeita que a República Islâmica esteja em busca de adquirir capacidade para construir uma bomba nuclear.

(Reportagem de Parisa Hafezi)

Tudo o que sabemos sobre:
IRAPOTENCIASNUCLEARACORDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.