Irã oferecerá garantias a investimento estrangeiro--jornal

O banco central do Irã vai garantir um retorno de 10 por cento sobre o capital para investimentos estrangeiros, informou um jornal local neste sábado.

REUTERS

12 de junho de 2010 | 11h08

As sanções contra o Irã impediram ou afastaram empresas estrangeiras de investir naquele país, especialmente representantes dos Estados Unidos e da Europa. O Irã é o quinto maior exportador de petróleo do mundo.

O jornal iraniano citou o diretor do banco central, Mahmoud Bahmani, afirmando que a nova política tem o objetivo de atrair investimentos enquanto o resto do mundo está em crise.

"O Irã pagará um retorno garantido sobre o investimento estrangeiro de 10 por cento . O banco central e o Ministério da Economia vão garantir o retorno e o lucro sobre o capital," disse Bahmani, de acordo com o jornal.

Ele não especificou se as garantias se aplicariam a investimentos em algum setor em particular.

Na quarta-feira, o conselho de segurança da Organização das Nações Unidas realizou a quarta rodada de sanções sobre o Irã com o objetivo de controlar suas atividades de enriquecimento nuclear.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que as sanções eram apenas "moscas incômodas", mas alguns economistas disseram que as medidas --e a ação mais rígida que se espera dos EUA e da União Europeia-- devem agravar a situação econômica do Irã.

Tudo o que sabemos sobre:
IRAINVESTIMENTOESTRANGEIRO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.