Irã promete anunciar novos avanços no programa nuclear

Progresso estaria relacionado com a produção de combustível para o reator de pesquisa do país

Efe,

12 de junho de 2010 | 10h21

O Irã revelará "em um futuro próximo" novos avanços em seu programa nuclear, afirmou o diretor da agência de energia atômica do país, Ali Akbar Salehi. Em declarações divulgadas neste sábado, 12, pelo diário local Resalat, Salehi não deu muitos detalhes sobre o progresso, que segundo ele "está relacionado com a produção de combustível para o reator de pesquisa".

 

Veja também:

link Irã vai restringir colaboração com a AIEA

 

O anúncio chega poucos dias depois de o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma nova resolução de sanções ao Irã pelas suspeitas de que seu programa nuclear tenha fins bélicos. Apesar disso, o Irã se mostrou desafiante e indicou que prosseguirá com o programa de enriquecimento de urânio a 20%, iniciado em fevereiro passado mesmo com as advertências internacionais.

 

'Ocidente se meteu em um lamaçal'

 

O diretor pediu ainda que o Ocidente evite entrar em um beco sem saída e aceite a troca de combustível nuclear com o Irã. Segundo a agência pública de notícias Irna, Salehi fez esta declaração durante uma reunião nesta manhã com redatores do veículo.

 

"O melhor caminho de saída com dignidade para os países do Ocidente sobre o caso nuclear iraniano é aceitar a troca de combustível nuclear", afirmou Salehi, em alusão ao acordo feito no mês passado com a Turquia e com o apoio do Brasil.

 

O iraniano disse também que "os países do Ocidente se meteram em um lamaçal" e acrescentou que, se o Ocidente, não quer afundar ainda mais, tem que aceitar a troca de combustível.

Tudo o que sabemos sobre:
Irãprograma nuclearONU

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.