Irã realiza maior exercício militar aéreo da história

O Irã iniciou exercícios militares em metade do país nesta segunda-feira, alertando que agirá contra agressores menos de uma semana após os Estados Unidos terem acusado o país de ter disparado contra um avião teleguiado norte-americano.

Reuters

12 de novembro de 2012 | 11h39

Os exercícios serão realizados nesta semana em uma área de 850.000 quilômetros quadrados das regiões Nordeste, Leste e Sudeste do Irã, informou a mídia do país.

Cerca de 8.000 soldados do Exército irão participar dos exercícios, apoiados por bombardeiros e aviões de combate. Sistemas de mísseis, artilharia e de vigilância também serão testados, informaram diversos órgãos da imprensa.

Os treinos "Velayat-4" envolverão os maiores exercícios aéreos que o país já realizou, informou a televisão iraniana Press TV, e ocorrem em meio à elevada tensão entre EUA e o Irã devido ao programa nuclear de Teerã.

"Estes treinos transmitirão uma mensagem de paz e de segurança para os países da região", disse à emissora o porta-voz dos exercícios, Shahrokh Shahram, na segunda-feira. "Ao mesmo tempo, eles enviam uma forte advertência àqueles que ameaçam o Irã."

Na semana passada, o Pentágono disse que aviões iranianos abriram fogo contra um avião teleguiado norte-americano desarmado sobre águas internacionais, em 1o de novembro.

O Irã disse que tinha repelido uma "aeronave não tripulada de um inimigo" que violou seu espaço aéreo.

Tudo o que sabemos sobre:
IRAEXERCICIOMILITAR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.