Irã se oferece para novas conversas com a UE, diz chanceler

O negociador nuclear do Irã, Saeed Jalili escreveu à chefe de assuntos internacionais da União Europeia para anunciar a disponibilidade do Estado islâmico para novas negociações nucleares com as grandes potências, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano neste domingo.

REUTERS

11 Setembro 2011 | 12h15

"Há poucos dias, a carta de Jalili foi enviada para a sra. Catherine Ashton... dizendo que o Irã está preparado para conversar... para chegar a acordos bilaterais", disse Ali Akbar Salehi em entrevista coletiva, quando perguntado sobre o trabalho nuclear do Irã .

As negociações nucleares do Irã com grandes potências falharam em janeiro após o Estado islâmico ter se recusado a suspender seu enriquecimento de urânio, como exigido pelao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Os Estados Unidos e seus aliados europeus temem que o Irã esteja tentando construir bombas atômicas sob a cobertura de seu programa nuclear. Teerã nega, dizendo que precisa de tecnologia nuclear para gerar eletricidade.

Depois de conversas com o seu homólogo da União Europeia, em Genebra, em fevereiro, Salehi disse esperar novas reuniões, mas nenhuma data foi definida.

O Irã tem sido alvo de sanções internacionais por se recusar a suspender suas atividades nucleares.

(Por Parisa Hafezi)

Mais conteúdo sobre:
IRA NUCLEAR CARTA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.