Irã testa lançamento de novo foguete espacial, diz agência

O teste pode permitir um lançamento futuro com macacos, e mais adiante, uma missão espacial com seres humanos

Reuters

17 de março de 2011 | 10h24


 

O Irã realizou o lançamento teste de seu mais novo foguete, capaz de enviar satélites e transportar organismos vivos ao espaço, disse nesta quinta-feira a agência oficial de notícias Irna.  

 

Veja também:

linkIrã apresenta satélites que devem levar animais ao espaço

No mais recente passo de um programa espacial e de mísseis que já vem assustando Washington, o foguete Kavoshgar-4 foi lançado na terça-feira transportando uma cápsula desenvolvida para conter organismos vivos. O teste pode permitir um lançamento futuro com macacos, e mais adiante, uma missão espacial com seres humanos.

O lançamento tinha como objetivo testar o desempenho do motor, da plataforma de lançamento, da cápsula e dos sistemas eletrônicos, incluindo "dados e imagens enviados de uma órbita de 120 quilômetros", disse a Irna.

O acontecimento é o mais recente de uma série de conquistas que o Irã acredita demonstrar o progresso em sua área civil e de defesa diante das sanções e a ameaça de possível ação militar contra seu programa nuclear.

Em fevereiro de 2010, o Irã testou a versão anterior do foguete, o Kavoshgar-3. Washington considerou o lançamento "um ato de provocação".

Tudo o que sabemos sobre:
Irãfoguete

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.