PUBLICIDADE

Irã vai inspecionar navios caso outros países atendam as sanções da ONU

Medidas preveem fiscalização de embarcações iranianas e parlamentar diz que país fará o mesmo

Atualização:

TEERÃ - Um importante parlamentar iraniano disse nesta sexta-feira, 11, que o Irã vai inspecionar carregamentos de navios estrangeiros que chegam ao país pelo Golfo, um importante canal de comércio de petróleo, se seus navios receberem o mesmo tratamento por conta das recentes sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

As sanções preveem que cada país que receba ou envie navios ao Irã deva inspecionar o carregamento da embarcação. As medidas foram impostas pela falta de cooperação do Irã com as investigações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre seu programa nuclear, que recusa a abandonar e que o Ocidente teme ter fins bélicos.

 

"Se ocorrer de apenas um navio iraniano ser submetido a inspeção, nós buscaremos a retaliação e vamos fazer investigações em várias embarcações", disse o parlamentar Hossein Ibrahimi, segundo a agência de notícias Mehr. Ibrahimi é vice-chefe da Comissão Parlamentar de Segurança Nacional e Política Externa.

 

"O Estreito de Hormuz e o Golfo Pérsico serão nosso campo de manobras em relação a isso e quem quer que tenha a intenção de causar danos ao nosso país receberá o mesmo tratamento em troca", disse o parlamentar, referindo-se ao canal por onde passa cerca de 40% do petróleo comercializado em todo o mundo.

 

As sanções foram aprovadas pelo Conselho de Segurança na quarta-feira. Dos 15 membros do órgão, 12 votaram a favor, dois contra - Brasil e Turquia - e apenas o Líbano se absteve.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.