PUBLICIDADE

Irã volta a testar com sucesso míssil de médio alcance

O Sajil-2, alimentado com combustível sólido, é capaz de atingir alvos a 2 mil quilômetros de distância

Por Efe
Atualização:

TEERÃ - O Exército iraniano testou com sucesso nesta quarta-feira, 16, uma versão avançada de seu míssil de médio alcance Sajil-2, alimentado com combustível sólido e capaz de atingir alvos a 2 mil quilômetros de distância.

 

O míssil pode alcançar Israel e alguns países do sudeste europeu com mais precisão do que modelos mais antigos, uma vez que o combustível sólido dá mais precisão ao lançamento do que o líquido. Repercussão

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, se recusou a comentar o teste.O primeiro ministro britânico, Gordon Brown, condenou o teste em reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a cúpula climática de Copenhague."Eu e o secretário estamos preocupados com este teste. É um assunto que preocupa a comunidade internacional e faz com que busquemos sanções ao Irã. Trataremos isto com a seriedade que merece", disse Brown. EmbargoO Irã está submetido a um embargo internacional para compra de armas desde os anos 80, mas conseguiu modernizar seu Exército com um programa bélico próprio iniciado em 1992 e a ajuda de alguns países, como a Rússia. Moscou adiou há alguns meses a venda a Teerã de um sistema de defesa antimísseis tipo S-300.

Teste foi conduzido nesta quarta-feira. Foto: Divulgação/Fars/Reuters

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.