Israel lança bombardeios no sul da Faixa de Gaza

Ações foram respostas a ataques com foguetes realizados a partir do território palestino

Efe,

10 de fevereiro de 2010 | 11h39

Aviões israelenses atacaram vários pontos do sul da Faixa de Gaza durante a madrugada desta quarta-feira ,10, sem deixar feridos, informou o Exército de Israel. Segundo uma nota das Forças Armadas israelenses, o ataque foi uma resposta aos foguetes disparados nos últimos dias do território palestino contra comunidades do sul de Israel.

 

Veja também:

linkLíbano está unido contra Israel, afirma primeiro-ministro

 

As Forças Armadas de Israel, além de dizer que "continuarão atuando firmemente contra quem usar o terrorismo contra o Estado de Israel", apontaram os islâmicos do Hamas, que controlam a faixa territorial, como os "únicos responsáveis pela manutenção da paz e da calma em Gaza".

 

Por sua vez, fontes palestinas disseram que quatro bombardeios consecutivos foram registrados contra o território palestino. A região mais atingida foi a do já destruído Aeroporto Yasser Arafat, que fica a leste da localidade fronteiriça de Rafah.

 

Testemunhas disseram ter ouvido helicópteros Apache e caças F-16 sobrevoando a área desde a meia-noite. A investida foi a segunda de Israel contra a região sul da Faixa de Gaza em uma semana. Nenhuma milícia palestina assumiu a responsabilidade pelo lançamento de foguetes contra o território israelense, mas o comunicado destaca que, desde o começo do ano, mais de 20 foguetes e bombas foram lançados da Faixa de Gaza contra solo israelense.

 

Israel e as milícias palestinas de Gaza, lideradas pelo braço armado do Hamas, mantêm um cessar-fogo desde 18 de janeiro de 2009. A trégua, porém, é quebrada frequentemente por ambas as partes.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelGazaPalestinaataque

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.