PUBLICIDADE

Jatos paquistaneses matam quase 50 em região tribal no norte do país

Ataques tinham como alvo redutos de talebans que fugiram do Waziristão do Sul

Atualização:

Reuters

 

PUBLICIDADE

HANGU - Jatos paquistaneses atingiram supostas posições do Taleban num ataque duplo nesta quinta-feira, 25, que matou quase 50 pessoas, a maioria militantes, em uma região tribal instável no noroeste do país, informaram autoridades locais.

 

Os dois ataques tinham como alvo uma escola usada pelo Taleban assim como uma madrassa, escola islâmica, na área de Mamuzai, em Orakzai, região tribal de etnia Pashtun para onde muitos militantes fugiram depois de uma ofensiva militar no sul.

 

"Vinte e cinco corpos de militantes foram recuperados da escola", disse à Reuters por telefone Asghar Khan, uma autoridade do governo, de Kalay, principal cidade de Orakzai. Segundo ele, 13 militantes foram mortos na madrassa.

 

No entanto, ele disse que um centro do Tablighi Jamaat, um grupo não violento e apolítico envolvido em ensinamentos islâmicos, também foi atingido no ataque. "Dez pessoas morreram no centro Tablighi", ele acrescentou. Não houve confirmação.

 

O Exército paquistanês aumentou os ataques aéreos em Orakzai e na região vizinha de Kurram nos últimos meses, tendo como alvo militantes que fugiram da ofensiva militar no Waziristão do Sul.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.