Kadafi aparece na televisão pela primeira vez desde a morte do filho

Líder líbio não aparecia em público desde o final de abril, quando complexo em Trípoli foi atacado

Reuters

11 de maio de 2011 | 19h09

Imagem da TV líbia mostra o que seria encontro entre Muamar Kadafi e líderes tribais

 

TRÍPOLI - O líder da Líbia, Muamar Kadafi, fez uma nova aparição na televisão estatal. De acordo com o canal, ele aparece no que seria um encontro com supostos líderes tribais em um hotel da capital, Trípoli. A reunião teria ocorrido nesta quarta-feira, 11, segundo o apresentador.

 

Veja também:

especialLinha do Tempo: 40 anos da ditadura na Líbia

especialInfográfico: A revolta que abalou o Oriente Médio

especialEspecial: Os quatro atos da crise na Líbia

 

Kadafi não aparece em público desde 30 de abril, quando um ataque da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra uma casa em Trípoli matou seu filho mais novo e três netos. Kadafi vestia suas roupas de costume e óculos de sol. Um homem mais velho disse a ele: "Você será vitorioso".

 

Não havia data nas imagens, e não foi possível fazer uma confirmação independente de que o encontro de fato aconteceu na quarta-feira. A demora do líder líbio em reaparecer levantou boatos sobre sua morte. Recentemente, a Otan disse não saber se ele está vivo ou não.

 

No meio de abril, Kadafi apareceu em vídeo desfilando em um carro aberto pelas ruas de Trípoli. Nas imagens, também da TV estatal líbia, Kadafi aparece com roupas escuras e cercado por apoiadores. A aparição teria ocorrido logo após um ataque aéreo da Otan contra a capital.

 

A Otan lidera a incursão contra as forças do ditador, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Kadafi enfrenta há mais quase três meses uma guerra contra rebeldes que tentam acabar com seu regime, que já dura quase 42 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.