Gaia Anderson/AP
Gaia Anderson/AP

Kadafi deixou Trípoli na sexta-feira e foi para Sabha, diz guarda-costas

Ele afirma também que Kadafi se reuniu com o filho em Trípoli antes de deixar a capital

Reuters,

30 de agosto de 2011 | 09h34

LONDRES - O líder deposto da Líbia Muamar Kadafi esteve em Trípoli até a última sexta-feira, quando deixou a capital e seguiu para a cidade desértica de Sabha, no sul, informou a Sky News nesta terça-feira, 30, citando um guarda-costas de 17 anos de Khamis, um dos filhos dele.

 

Veja também:

blog RADAR GLOBAL: Acompanhe ao vivo

linkCorpos são achados em 'depósito dos horrores' de Kadafi

O paradeiro de Kadafi permanece desconhecido desde que forças contrárias a ele tomaram Trípoli e levaram ao fim o governo de 42 anos há uma semana, depois de seis meses de levante apoiado pela Otan e por alguns países árabes.

A Sky citou o guarda-costas capturado, cujo nome não foi divulgado, afirmando que Kadafi se reuniu com Khamis por volta das 13h30 de sexta-feira em um complexo de Trípoli que estava sob forte tiroteio no momento por forças anti-Kadafi.

O ex-líder havia chegado em um carro e logo em seguida a filha Aisha se juntou a ele.

"Eles tiveram uma reunião bem curta, diz o rapaz. Ele não estava perto deles, mas pôde vê-los muito claramente", afirmou o repórter da Sky Stuart Ramsay.

"Eles entraram em diversos carros Land Cruiser e partiram. Ele (guarda-costas) falou com seu oficial imediato (que disse:) 'Eles estão indo para Sabha'."

Além da cidade-natal Sirte, Sabha é um dos poucos locais remanescentes na Líbia onde as forças pró-Kadafi se mantêm. Aisha é um dos três filhos de Kadafi que, junto com a esposa dele, cruzaram a fronteira para a Argélia.

Tudo o que sabemos sobre:
LIBIAGADDAFISAIDA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.