Ismail Zitouny/Reuters
Ismail Zitouny/Reuters

Líbia confirma Ahmed Maiteeq como novo primeiro-ministro

Empresário foi eleito no domingo e, segundo analistas, deverá superar o caos político no país

O Estado de S. Paulo,

05 Maio 2014 | 09h34

TRÍPOLI - O presidente do Parlamento líbio, Nouri Abu Sahmain, emitiu nesta segunda-feira, 5, um decreto confirmando o empresário Ahmed Maiteeq como novo primeiro-ministro do país, um dia depois de o vice-presidente da Casa declarar inválida a eleição de Maiteeq.

As divisões na Assembleia ilustram a crescente crise política na Líbia, onde o governo e o Parlamento são incapazes de exercer sua autoridade. O país é dominado por milícias armadas desde a deposição do ditador Muamar Kadafi, em 2011.

Maiteeq foi eleito no domingo 4 numa caótica eleição parlamentar, mas o vice-presidente do Parlamento, Ezzedin al-Awami, declarou inicialmente que o empresário não havia obtido o quórum necessário.

Nesta segunda-feira, Sahmain confirmou ter pedido que Maiteeq forme um novo governo em duas semanas, conforme decreto divulgado no site do Parlamento. Sahmain tem poderes quase presidenciais.

O cargo de premiê está vago desde a renúncia de Abdullah al Thinni, no mês passado, após um atentado contra sua família. Analistas dizem que Maiteeq terá dificuldades para superar o caos político no país./ REUTERS

Mais conteúdo sobre:
Líbia Ahmed Maiteeq

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.