Líbia reinicia produção de petróleo, diz premiê interino

A Líbia começou a produzir petróleo novamente, disse o primeiro-ministro interino do país neste domingo, prometendo que uma parte maior da produção será recuperada no "futuro próximo".

REUTERS

11 Setembro 2011 | 17h59

"Nós começamos a produzir petróleo ontem", afirmou Mahmoud Jibril a jornalistas em Trípoli. Ele não quis falar sobre locais e quantidades.

A Líbia tem a maior reserva de petróleo da África e vendia 85 por cento das suas exportações para a Europa antes da insurgência que derrubou Muammar Gaddafi.

Jibril disse que a produção de petróleo --que secou durante os seis meses de guerra civil -- será reiniciada em breve na região oeste.

Companhias petrolíferas ocidentais, como a italiana Eni e a austríaca OMV, estão ansiosas para recuperar suas produções após a escassez de suprimentos da guerra.

Em sinal de que o Conselho Nacional de Transição também está tentado aliviar as rivalidades regionais, o premiê disse que a Líbia formará um novo e mais inclusivo governo interino nos próximos sete ou 10 dias.

"O novo governo de transição será formado por membros de todas as regiões da Líbia, inclusive aquelas que estão sitiadas e ainda não foram libertadas", declarou.

"Continuará havendo consultas nos próximos dias e, dentro de uma semana ou 10 dias, um novo governo de transição será formado."

(Reportagem de Mohammed Abbas)

Mais conteúdo sobre:
LIBIA PETROLEO RETOMA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.