Líder palestino Abbas adia reunião com Israel

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, adiou uma polêmica reunião com o vice-primeiro-ministro israelense, Shaul Mofaz, agendada para domingo, informaram representantes palestinos neste sábado.

Reuters

30 de junho de 2012 | 13h49

Eles não disseram quando uma nova data pode ser estabelecida para o que seria a reunião mais graduada entre os dois lados desde que as conversas de paz fracassaram em 2010.

"Sabemos que Mofaz não trará nada de novo à mesa", disse Wasl Abu Yosef, membro da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Autoridades israelenses, que não haviam anteriormente confirmado que a reunião de fato aconteceria, não comentaram sobre o assunto.

A reunião supostamente aconteceria em Ramallah, na Cisjordânia. O ex-ministro palestino Hassan Asfour disse que o adiamento pode ter sido feito por conta de protestos entre jovens palestinos que não gostaram da ideia de Mofaz, um ex-chefe de defesa israelense, ser convidado ao escritório central de Abbas.

Dezenas de jovens mais tarde enfrentaram forças de segurança de Abbas para tentar invadir o gabinete em protesto contra a reunião, mesmo com ela tendo sido adiada. Quatro pessoas foram presas.

Negociações entre Israel e autoridades palestinas fracassaram no fim de 2010 por conta da construção de colônias judaicas na Cisjordânia, e o palestinos exigiram o fim das construções antes de voltarem à mesa.

Já Israel diz que a questão deve ser resolvida em negociações e rejeita quaisquer condições prévias para voltar às conversas.

(Por Ali Sawafta)

Tudo o que sabemos sobre:
ORMEDABBASENCONTRO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.