Reuters
Reuters

Líderes do Hamas aparecem pela 1ª vez desde guerra em Gaza

Ismail Haniyeh e Mahmoud al-Zahar não eram vistos em público desde dezembro de 2008

REUTERS

17 de abril de 2009 | 08h32

Os dois principais líderes do Hamas apareceram publicamente nesta sexta-feira, 17, pela primeira vez desde o conflito com Israel na Faixa de Gaza em dezembro e janeiro, disseram testemunhas. Ismail Haniyeh e Mahmoud al-Zahar fizeram pregações separadas em uma mesquita. Eles não eram vistos publicamente desde dezembro de 2008, quando Israel lançou uma ofensiva de 22 dias para combater os foguetes lançados por palestinos a partir da Faixa de Gaza.

 

"Nós não podemos, não poderemos e nunca reconheceremos o inimigo em qualquer caminho ou forma", afirmou al-Zahar durante pregação transmitida por rádio em uma das mesquitas, referindo-se ao Estado de Israel.

A região tem estado bastante tranquila desde que o novo premiê de direita Benjamin Netanyahu tomou posse em Israel este mês, apesar de ele ter definido a derrubada do Hamas como um de seus objetivos a longo prazo.

O Egito, que intermediou uma trégua para acabar com a guerra em Gaza, já realizou várias rodadas de reuniões desde então para tentar a reconciliação do Hamas com a facção rival palestina Fatah, que tem o apoio do ocidente.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelpalestinosFaixa de Gaza

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.