Liga Árabe buscará reconhecimento de palestinos na ONU

Organização irá pedir reconhecimento de Estado com Jerusalém Oriental como sua capital

PUBLICIDADE

Atualização:

DOHA

PUBLICIDADE

 - A Liga Árabe pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) que eleve os palestinos ao status de integrante pleno da entidade, de acordo com esboço de comunicado de uma reunião da Liga Árabe obtido pela Reuters nesta quinta-feira, 14.

"Ficou decidido ir às Nações Unidas para pedir o reconhecimento do Estado palestino com Jerusalém Oriental como sua capital e seguir adiante e pedir que seja considerado membro pleno", afirma o comunicado.

O comunicado não fornece um cronograma indicando se o pedido será feito a tempo da Assembleia Geral da ONU em setembro. Um delegado palestino disse que a Liga Árabe nomeará um comitê para estabelecer datas.

O status de membro pleno exigiria a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, onde os Estados Unidos, aliado de Israel, afirmaram que vetariam tal resolução.

Os palestinos, que atualmente têm status de "observador" na ONU, já prometeram anteriormente buscar o endosso da entidade em setembro para seu pedido de soberania na Faixa de Gaza, na Cisjordânia ocupada por Israel e em Jerusalém Oriental.

A Liga Árabe apoiou formalmente este plano em maio.

Publicidade

Mas diante da oposição de Israel e de algumas potências mundiais, os palestinos já sinalizaram que podem buscar uma condição inferior a de membro pleno, a de "Estado não-membro" que requer a aprovação somente da Assembleia Geral.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.