Lula chega à Cisjordânia

Presidente dorme em Belém e se encontrará com Abbas hoje e na quarta-feira

Efe

16 de março de 2010 | 17h28

Lula discursa para empresários em Belém. Foto: Wilson Pedrosa/AE

BELÉM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Belém, na Cisjordânia, onde encontrou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, na primeira visita de um líder brasileiro aos territórios palestinos. Lula vai passar a noite em Belém e amanhã deve se reunir em Ramallah com Abbas.

Veja também:

linkChanceler acusa Lula de violar protocolo

linkRabino pede a Lula encontro com Ahmadinejad

linkPalestinos fazem "Dia da Fúria" em Jerusalém

linkEnviado dos EUA adia viagem a Israel

Lula também deve depositar flores sobre o túmulo do palestino Yasser Arafat, morto em 2004. A decisão de render tributo ao mítico histórico líder e não ao fundador do sionismo, Teodoro Herzl, enterrado em Jerusalém, gerou polêmica. O ministro de Assuntos

Exteriores de Israel, o ultraortodoxo Avigdor Lieberman, se ausentou do discurso proferido por Lula ontem no Parlamento israelense. Em entrevista à edição digital de hoje do jornal "Yedioth Ahronoth", Lieberman classificou a atitude do presidente brasileiro como "inaceitável", mas preferiu "não dramatizar" e ressaltar o"êxito" da visita.

Por volta das 13h (8h de Brasília) de quarta-feira, Lula deixará a Cisjordânia viajará para Amã, onde terá uma reunião de trabalho com o rei da Jordânia, Abdullah II.

Tudo o que sabemos sobre:
BelémAbbasLulaCisjordânia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.