
16 de março de 2010 | 17h28
Lula discursa para empresários em Belém. Foto: Wilson Pedrosa/AE
BELÉM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Belém, na Cisjordânia, onde encontrou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, na primeira visita de um líder brasileiro aos territórios palestinos. Lula vai passar a noite em Belém e amanhã deve se reunir em Ramallah com Abbas.
Veja também:
Chanceler acusa Lula de violar protocolo
Rabino pede a Lula encontro com Ahmadinejad
Palestinos fazem "Dia da Fúria" em Jerusalém
Enviado dos EUA adia viagem a Israel
Lula também deve depositar flores sobre o túmulo do palestino Yasser Arafat, morto em 2004. A decisão de render tributo ao mítico histórico líder e não ao fundador do sionismo, Teodoro Herzl, enterrado em Jerusalém, gerou polêmica. O ministro de Assuntos
Exteriores de Israel, o ultraortodoxo Avigdor Lieberman, se ausentou do discurso proferido por Lula ontem no Parlamento israelense. Em entrevista à edição digital de hoje do jornal "Yedioth Ahronoth", Lieberman classificou a atitude do presidente brasileiro como "inaceitável", mas preferiu "não dramatizar" e ressaltar o"êxito" da visita.
Por volta das 13h (8h de Brasília) de quarta-feira, Lula deixará a Cisjordânia viajará para Amã, onde terá uma reunião de trabalho com o rei da Jordânia, Abdullah II.
Encontrou algum erro? Entre em contato