Lula deve falar com oposição se visitar Irã, diz Nobel da Paz

Para Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio em 2003, algo diferente seria uma violação dos direitos humanos

Efe,

12 de fevereiro de 2010 | 16h53

A advogada iraniana Shirin Ebadi, vencedora do prêmio Nobel da Paz de 2003, disse hoje que, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitar o Irã em maio, deve falar com opositores, ativistas e familiares de detidos e não apenas com os governantes.

Segundo Ebadi, algo diferente disso seria uma violação de os direitos humanos.

"Eu acredito no diálogo, acredito que, se o presidente brasileiro vai ao Irã, não há nada errado nisso. Todas as visitas (de líderes estrangeiros) são úteis, mas só se falarem com a oposição, com os parentes dos detidos, e não só com os responsáveis políticos", afirmou a iraniana.

Para a advogada, a visita de Lula só seria aceitável "se as conversas com os dirigentes não se limitassem aos assuntos econômicos, mas também comentassem a situação dos direitos humanos".

De acordo com Ebadi, "se (Lula) só vier ver (o presidente iraniano, Mahmoud) Ahmadinejad e outros dirigentes e assinar acordos econômicos, isto iria contra os direitos humanos e contra a democracia".

"Na História, os Governos vão e vêm, mas os povos ficam", ressaltou, ao pediu a garantia de que Lula vai se interessar pelos direitos humanos no Irã.

Em novembro, Lula recebeu em Brasília o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. A aproximação com o Irã gerou críticas de setores conservadores no Brasil e de países como Israel.

Segundo a imprensa brasileira, o gverno estaria estudando a possibilidade de anular a possível visita de Lula devido à situação interna no Irã e aos conflitos com o Ocidente relacionados ao programa nuclear iraniano.

O Brasil se manifestou a favor do diálogo com o Irã e contra a imposição de sanções econômicas.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãLulaShrin Ebadi

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.