Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Manobra militar entre Israel e Turquia é adiada

Turquia decidiu suspender a manobra depois da saída dos Estados Unidos, motivada pela exclusão de Israel

Agência Estado, Dow Jones

11 de outubro de 2009 | 12h36

Uma manobra militar conjunta entre Israel e Turquia, chamada Águia da Anatólia, foi postergada este ano porque o governo turco decidiu excluir os israelenses do exercício, anunciou neste domingo, 11, o exército do Estado judeu. O governo turco ainda não se pronunciou a respeito.

 

A manobra incluiria as forças aéreas da Turquia, de Israel e de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "O exercício (militar aéreo) Águia da Anatólia, planejado para ocorrer entre os dias 12 e 23 de outubro, foi cancelado até segunda ordem," diz uma nota do exército israelense.

 

"A manobra foi postergada diante da decisão turca de mudar a lista dos países participantes, que acabou por excluir Israel", completou. A Turquia decidiu suspender a manobra depois da saída dos Estados Unidos, motivada pela exclusão de Israel, de acordo com a mídia israelense.

 

As manobras deste ano incluiriam reações a ataques em espaço aéreo turco, perto das fronteiras com Síria, Iraque e Irã, de acordo com a rádio estatal israelense. A decisão de Ancara pode representar um novo ponto baixo nas relações entre Israel e Turquia, que já pioraram no começo do ano por causa da guerra na Faixa de Gaza.

 

No começo de setembro, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, cancelou uma visita para Israel depois de ter sua entrada proibida na Faixa de Gaza, ainda segundo a mídia local.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.