Suhaib Salem/Reuters
Suhaib Salem/Reuters

Milhares de palestinos celebram aniversário do Hamas em Gaza

Movimento mostra força em manifestação um ano após invasão israelense ao território no final de 2008

Associated Press,

14 de dezembro de 2009 | 13h30

Dezenas de milhares de palestinos foram às ruas da Cidade de Gaza, nesta segunda-feira, 14, para comemorar o 22º aniversário do Hamas, em uma manifestação que mostra a força do Movimento Islâmico de Resistência no território palestino.

Bandeiras verdes, cores do Hamas e do Islã, tomaram os telhados, postes e carros na cidade. Alguns pais vestiram seus filhos com roupas do movimento.

 

Veja também:

linkEm mensagem na internet, número 2 da Al-Qaeda critica Obama

linkMinistro israelense pede "sanções duras" ao Irã

" Nosso movimento, com a ajuda de outros militantes, libertou a Faixa de Gaza. Mas não vamos nos contentar com isto", disse o primeiro-ministro Ismail Hanyeh. "A libertação da Faixa é o primeiro passo para a libertação de toda Palestina". O Hamas governa apenas a Faixa de Gaza após a ruptura do governo de coalizão com o Fatah, em 2007.

A manifestação acontece a pouco menos de um ano da invasão da Faixa de Gaza por tropas israelenses para conter os disparos de foguetes contra cidades próximas.

O Hamas conseguiu reconstruir algumas casas, e restabelecer o abastecimento de água no território apesar do bloqueio territorial imposto por Israel e Egito.

Tudo o que sabemos sobre:
HamasFaixa de GazaIsrael

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.