PUBLICIDADE

Mitchell chega ao Oriente Médio para negociar com israelenses e palestinos

Mediador americano tentará avançar com diálogo, que até agora não mostrou progressos significativos

Atualização:

JERUSALÉM - O enviado especial dos EUA para a paz no Oriente Médio, senador George Mitchell, chegou nesta sexta-feira, 16, à região para iniciar a sexta rodada de negociações indiretas entre israelenses e palestinos.

 

PUBLICIDADE

O representante americano se reunirá durante a tarde com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, e sábado se encontra com o chefe do Governo, Benjamin Netanyahu, informou o escritório de imprensa da embaixada americana em Tel Aviv.

 

No sábado, dia festivo para os judeus, se reunirá em Ramala com membros da Autoridade Nacional Palestina, com encontro marcado com o presidente, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro, Salam Fayyad.

 

Também discutirá o processo de paz com a Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e com Tony Blair, enviado do Quarteto para a Paz no Oriente Médio (ONU, UE, EUA e Rússia).

 

Mitchell encerra sua viagem domingo pela manhã, quando partirá rumo ao Cairo para se encontrar com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e com o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, antes de voar para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), onde será recebido pelo titular de Exteriores, Abdala Bin Zayid.

 

Desde maio, quando começou o diálogo indireto de paz, no qual Mitchell faz as vezes de mediador, não houve avanços nas conversas.

 

Israel insiste em passar a negociar diretamente, mas os palestinos se negam a sentar-se à mesa de negociação enquanto não houver avanços significativos nas discussões sobre fronteiras e segurança, e enquanto o Estado judeu não paralisar totalmente a construção nas colônias no território palestino ocupado da Cisjordânia.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.