Muamar Kadafi está bem de saúde e na Líbia, garante porta-voz

Representante do governo volta a dizer que ditador não será alcançado pelos rebeldes

Reuters e Efe

05 Setembro 2011 | 19h12

CAIRO - O ditador da Líbia, Muamar Kadafi, está bem de saúde e motivado em algum ponto da Líbia, disse o porta-voz dele, Moussa Ibrahim, em declarações transmitidas na TV nesta segunda-feira, 5.

 

Veja também:

blog TWITTER: Siga nossos enviados

forum OPINE: Onde se esconde Kadafi?

especialESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia

lista ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi

 

 

"Eles está em um lugar onde não será alcançado por aqueles grupos rebeldes, e ele está na Líbia", disse Moussa Ibrahim à TV síria Arrai, em resposta a uma pergunta sobre o paradeiro do líder líbio deposto pelos rebeldes no mês passado. O porta-voz acrescentou que Saif al-Islam, um dos filho de Kadafi, também está na Líbia, movimentando-se de um local para outro.

 

 

Os rebeldes têm dito em várias ocasiões que estão "bastante seguros" sobre os locais em que Kadafi se esconde e insistiram que a captura ou a morte do ditador é apenas uma questão de tempo.

 

Paradeiro desconhecido

 

Alguns rumores apontam que Kadafi estaria escondido junto de Saif al-Islam e alguns de seus seguidores na província de Bani Walid, ao sul de Trípoli, no meio do deserto líbio. Outros boatos dão conta de que o coronel estaria em Sirte, sua cidade natal, ao leste da capital, ou mesmo na fronteira com a Argélia, a oeste de Trípoli. Parte de sua família fugiu para o país vizinho.

 

Em uma gravação emitira no último dia 1º pelo mesmo canal sírio, Kadafi prometeu retornar e lançar uma "grande ofensiva" contra os rebeldes e retomar o controle do país.

 

A guerra civil na Líbia já dura mais de seis meses, mas há alguma semanas os insurgentes tomaram Trípoli e agora tentam controlar os poucos focos de resistência favoráveis ao coronel.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.