Navios iranianos entram no Canal de Suez

Dois navios militares iranianos entraram no Canal de Suez nesta terça-feira e estão navegando rumo ao Mediterrâneo, informou uma autoridade do canal. A travessia certamente irritará Israel.

REUTERS

22 de fevereiro de 2011 | 09h28

"Eles entraram no canal às 5h45 (horário local)", afirmou uma autoridade à Reuters. Maiores detalhes não foram imediatamente disponibilizados.

O Canal de Suez atravessa o Egito e permite o transporte de carga entre o Oriente Médio e a Europa sem a necessidade de circunavegar o extremo sul da África.

A embocadura no norte do canal, o Porto Said, fica a cerca de 100 quilômetros de Israel, mas a rota do navio à Síria, seu destino final, conduziria a embarcação através de um percurso paralelo à costa israelense.

Os dois navios são uma fragata e uma embarcação de suprimentos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, havia dito anteriormente que encararia a passagem de navios com um ponto de vista "grave".

Serão as primeiras embarcações militares iranianas a passar pelo canal desde a Revolução Islâmica do país em 1979.

O Irã parece estar testando suas relações no Oriente Médio depois da queda do presidente egípcio Hosni Mubarak. O tratado de paz de longa data com o Egito é crucial para a segurança regional de Israel.

Israel está ansioso sobre o levante político no Egito e em outros Estados árabes alinhados com os Estados Unidos, seu aliado.

Pesquisas de opinião no Egito sugerem que as principais forças políticas emergentes estarão menos submissas à Israel e aos Estados Unidos, apesar de nenhum grupo ter pedido a anulação do tratado de paz entre Israel e Egito.

(Reportagem de Yusri Mohamed)

Tudo o que sabemos sobre:
IRANAVIOSSUEZ*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.