Netanyahu pode anunciar novo governo de Israel nesta 3ª

Premiê designado se reúne nesta segunda com membros de seu partido para confirmar formação do gabinete

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

O primeiro-ministro israelense nomeado, Benjamin Netanyahu, se reunirá nesta segunda-feira, 30, com lideranças de seu partido, o direitista Likud, para comunicá-los sobre seus cargos no novo governo. A formação do gabinete pode ser anunciada oficialmente nesta terça-feira, segundo informa hoje a imprensa local.

 

PUBLICIDADE

Cerca de 30 ministros formarão o governo do conservador Netanyahu, que foi obrigado a satisfazer, ao mesmo tempo, seus companheiros de partido, a direita nacionalista do Israel Beiteinu, o ultraortodoxo Shas e o esquerdista Partido Trabalhista, de Ehud Barak Políticos ligados a Netanyahu dizem que o partido ficará com 12 ministérios, segundo o jornal Yedioth Ahronoth, em sua versão digital.

 

Devido às complicadas negociações para formar a coalizão governamental, Netanyahu, que tinha mostrado interesse em destinar o Ministério das Finanças a alguém de sua confiança pessoal, pode se ver obrigado a assegurá-lo para o Likud, já que cedeu outras pastas importantes para os demais partidos, em troca de apoio.

 

O trabalhista Ehud Barak, que continuará como ministro da Defesa, anunciou os nomes dos outros quatro ministros de seu partido pelo acordo de coalizão. Eles serão Binyamin Ben-Eliezer (Indústria, Trabalho e Comércio), Shalom Simhon e Isaac Herzog - que continuarão nas pastas de Agricultura e Assuntos Sociais, respectivamente -, e Avishay Braverman (Políticas para Minorias).

 

A expectativa é de que Avigdor Lieberman, líder do partido de extrema direita Israel Beiteinu, ocupe o cargo de ministro das Relações Exteriores no novo governo. Lieberman é figura polêmica, acusada de racismo por defender um juramento de fidelidade ao Estado judeu a todos os cidadãos árabes-israelenses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.