
24 de março de 2010 | 14h38
O presidente americano, Barack Obama, pediu ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, gestos para obter confiança dos palestinos e relançar as negociações de paz, informou a Casa Branca nesta quarta-feira, 24. Os dois líderes se encontraram ontem em Washington.
Veja também:
Chacra: Manual da crise EUA-Israel
Veja o que pedem os negociadores
De acordo com o porta-voz Robert Gibbs, os EUA devem pedir esclarecimentos sobre o plano de Israel de expandir assentamentos em Jerusalém Oriental. Gibbs ainda disse que as diferenças entre EUA e Israel sobre as colônias continuam.
Na noite de segunda-feira, Netanyahu disse em discurso na Aipac, uma associação de lobistas pró-Israel em Washington, que Jerusalém não é um assentamento, mas a capital de Israel, e defendeu o direito do país em construir moradias na parte oriental da cidade.
Para o quarteto, bloco diplomático formado por EUA, União Europeia, Rússia e ONU para a questão palestina, o status de Jerusalém será definido por meio de negociações entre as duas partes.
Os palestinos querem que a parte oriental da cidade seja capital de seu futuro estado. Os israelenses consideram Jerusalém sua capital 'indivisível'.
Leia mais:
Israel ataca Gaza pelo sexto dia seguido
Prefeitura de Jerusalém aprova mais 20 apartamentos
Com informações da AP e da Reuters
Encontrou algum erro? Entre em contato