Chris Wattie/Reuters
Chris Wattie/Reuters

Obama se reúne com presidente palestino para discutir paz

Presidente americano também visitará Arábia Saudita e Egito; EUA defendem criação de Estado na região

Efe,

28 de maio de 2009 | 08h38

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebe na Casa Branca nesta quinta-feira, 28, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para discutir a paz no Oriente Médio. O encontro faz parte de uma série de reuniões que Obama pretende realizar com líderes da região.

 

Na próxima semana Obama viaja para Riad, onde se reunirá com o rei Abdullah, da Arábia Saudita, e ao Egito, para um esperado discurso ao mundo muçulmano.

 

Abbas deve pedir a Obama que pressione Israel para que aceite a criação de um Estado palestino e suspenda a ampliação dos assentamentos judaicos na Cisjordânia, segundo os porta-vozes da Casa Branca.

 

Obama se reuniu na semana passada com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que até agora não se pronunciou a favor de um Estado palestino. Nesse encontro, o presidente americano deixou claro que apoia a criação de um Estado palestino e pediu o congelamento dos assentamentos judaicos nos territórios ocupados.

 

Abbas, no entanto, chega a Washington em um momento de fraqueza, quatro meses após seu mandato ter expirado, à frente de um governo que exclui o grupo radical Hamas, no poder na Faixa de Gaza, e com um partido político dividido.

 

Ele se reuniu nesta quarta-feira, 27, com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que segundo seu porta-voz reafirmou o compromisso dos EUA com a paz no Oriente Médio e a criação de um Estado palestino.

Tudo o que sabemos sobre:
PalestinaIsraelObamaMahmoud Abbas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.