Obama se reunirá com Netanyahu e Abbas no encontro da ONU

Fontes próximas do presidente palestino afirmam que reunião com americano já está sendo preparada

Efe,

27 de agosto de 2009 | 09h23

O presidente dos EUA, Barack Obama, aproveitará a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) de setembro, em Nova York, para se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informaram nesta quinta-feira, 27, funcionários do órgão palestino.

 

Veja também:

linkIsrael e EUA não chegam a acordo sobre assentamentos

linkObama vê progresso em tema de assentamentos israelenses

linkNetanyahu quer retomar negociação com palestinos em 2 meses

 

As fontes, entretanto, não quiseram confirmar nem desmentir se Abbas aceitará conversar na mesma mesa que Netanyahu. O presidente da ANP insiste há meses que só se reunirá com o chefe de governo israelense caso ele anuncie o fim completo da ampliação dos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental e Cisjordânia, embora tenha dito na quarta-feira que aceita "dar uma chance" a Netanyahu.

 

O primeiro-ministro israelense apresentou aos EUA a proposta de interromper a construção em colônias judaicas na Cisjordânia durante nove meses, como informa nesta quinta-feira o diário israelense Ha'aretz.

 

Espera-se que Obama apresente em seu discurso perante a Assembleia Geral uma fórmula para resolver o conflito no Oriente Médio.

 

O diálogo de paz se encontra paralisado desde que, em dezembro passado, o Governo Ehud Olmert lançou uma ofensiva em Gaza, que deixou 1.400 mortos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.