Países votam neste sábado a resolução contra Kadafi

Votação no Conselho de Segurança da ONU deve ocorrer às 22h00 de Brasília

PUBLICIDADE

Por Gustavo Chacra
Atualização:

Os quinze integrantes do Conselho de Segurança da ONU chegaram a um consenso para votar às 22h (hora de Brasília) uma resolução com um pedido para o Tribunal Penal Internacional (TPI) julgar Muamar Kadafi e membros do regime por crimes contra a humanidade na repressão aos protestos de opositores nos últimos dias.

 

PUBLICIDADE

O Brasil e outros países signatários do TPI, segundo o Estado apurou, também estavam irritados porque os EUA exigiram a inclusão de um parágrafo que isentaria os americanos de processos no tribunal no futuro - o país não assinou o Tratado de Roma para aceitar o poder do TPI. Mesmo com esta objeção, os brasileiros optaram por apoiar a resolução.

 

A resolução com sanções à Líbia, que conta com o apoio do embaixador líbio na ONU (rompido com seu governo), incluiria, além da questão do TPI, o congelamento de bens e proibição de viagem de familiares de Kadafi e autoridades do regime e embargo na venda de armas para as Forças Armadas líbias. Sanções comerciais e o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea estão descartadas. A votação poderia ocorrer ainda na noite de ontem e dependia apenas de uma consulta da delegação chinesa com Pequim. Se não aceitar, os chineses podem vetar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.