Palestinos querem decisão da ONU sobre Estado em duas semanas

Os palestinos querem que o Conselho de Segurança das Nações Unidas decida sobre seu pedido de reconhecimento como Estado pleno no organismo dentro de duas semanas, disse uma autoridade da Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, neste sábado.

TOM PERRY, REUTERS

24 Setembro 2011 | 12h04

"Os palestinos esperarão duas semanas para que o Conselho de Segurança analise o pedido de reconhecimento," teria declarado Azzam al-Ahmad à agência de notícias independente Maan, em inglês.

O embaixador do Líbano na ONU disse que o Conselho de Segurança se reunirá na segunda-feira para discutir a solicitação depois que Abbas a apresentou a Ban Ki-moon, secretário-geral do organismo, na sexta-feira.

"Circulei a carta (pedido palestino) entre todos os membros do Conselho e pedi consultas à luz desta carta na segunda-feira às 16h (horário de Brasília)," afirmou o embaixador Nawaf Salam a jornalistas.

Ahman não detalhou que ação os palestinos tomarão se o Conselho de Segurança rejeitar o pedido, cenário provável levando em conta que os Estados Unidos já avisaram que vetarão a solicitação.

Mais conteúdo sobre:
ORMEDPALESTINOSDECISAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.