Papéis do 'Times' sobre programa nuclear são falsos, diz Irã

Jornal britânico publicou ontem reportagem na qual afirma que Teerã busca componente para bomba

estadao.com.br,

15 de dezembro de 2009 | 09h29

O governo do Irã chamou nesta terça-feira, 15, de infundada a reportagem publicada ontem pelo jornal britânico "The Times" a qual afirmava que o regime de Teerã busca um componente chave para a fabricação de bombas atômicas.

O porta-voz do ministério de Relações Exteriores do Irã Ramin Mehmanparast negou o conteúdo da reportagem. "Estes documentos carecem de qualquer tipo de fundamento", disse. "Este tipo de tática é usado por vários países para pressionar o Irã psicologicamente e fazer propaganda para a guerra. Isso não merece atenção".

VEJA TAMBÉM:
especialEspecial: O programa nuclear do Irã
especialCronologia: O histórico de tensões e conflitos no país

O diário britânico informou ontem que o governo iraniano desenvolve um iniciador de nêutrons, um componente da bomba que desencadeia a explosão.

O The Times citou, sem identificá-las, fontes dos serviços de inteligência de países ocidentais que afirmaram que o Irã começou estes testes de 2007. Os documentos obtidos pelo jornal teriam sido assinados por Mohsen Fakhirizadeh, líder do programa nuclear iraniano.

Tudo o que sabemos sobre:
Irãimpasse nuclearThe Times

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.