PUBLICIDADE

Parcial mostra Maliki à frente em 2 províncias xiitas no Iraque

Coalizão de xiitas seculares lidera em Najaf e Babel; dados de outras regiões ainda não foram divulgados

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A comissão eleitoral iraquiana divulgou nesta quinta-feira, 11, as primeiras parciais da eleição do último domingo. A coalizão de xiitas seculares do primeiro ministro Nouri al-Maliki, Governo da Lei, lidera em duas províncias xiitas do sul do país.

PUBLICIDADE

Segundo a comissão, o partido de al-Maliki lidera em Najaf, por 7 mil votos e em Babel, por 14 mil. Cerca de 30% dos votos foram apurados nestas regiões. Dados de outras províncias ainda estão sendo computados.

 

Ainda de acordo com as autoridades eleitorais, os resultados são divulgados quando 30% dos votos em cada província são contados. Resultados preliminares das outras 16 regiões do país podem sair ainda hoje, mas a contagem final deve levar dias.

 

VEJA TAMBÉM:
especial Do início ao início do fim da guerra
somChacra explica divisão política iraquiana
mais imagens Galeria de fotos das eleições no Iraque
blog País tenta ser a 1ª democracia árabe
link Entrevista:'EUA perderão poder'

Nas duas províncias que alcançaram os 30% apurados, Maliki lidera com 124 mil votos, seguido pela Aliança Nacional Iraquiana, composta por xiitas religiosos, com 103 mil votos. A aliança secular entre xiitas e sunitas Al-Iraqyia, do ex-premiê Iyad Allawi, tem 40 mil votos.

 

A eleição teve uma participação de 62%, menor que os 75% de 2005, mas desta vez eleitores sunitas compareceram em maior número e a abstenção em algumas áreas xiitas foi alta. Dificilmente algum dos blocos conseguirá a maioria necessária para formar governo no Parlamento de 325 assentos e terá de negociar uma coalizão, que pode levar meses.

 

Segundo o governador da Província de Diyala, Abdul Nasser Mahmud, do partido sunita Tawafuq, acomposição mais provável do próximo governo de coalizão no Iraque incluiria a frente liderada pelo primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, o grupo xiita sectário Conselho Supremo Islâmico do Iraque (ISCI) e os partidos curdos. Mas com o anúncio dos resultados preliminares ainda podem reservar surpresas.  

Publicidade

 

 

Com informações da AP e da Reuters

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.